Latromodem

O embrião da Latromodem data do final dos anos 90 e início da presente década, quando o projeto formado por André Araújo e Robson “Sinistro” ainda se chamava Old Blood, depois passando a se chamar A2Z. Ao decorrer das atividades, novas ideias musicais foram incorporadas, surgindo então o nome Latromodem que lido em frente ao espelho, revela seu real significado. O projeto ficou adormecido após a entrada de Robson Sinistro na banda Almas Mortas, onde ficou conhecido na cena dark alternativa nacional até sua saída em fevereiro de 2010, ao passo que André se firmava como músico profissional e produtor musical, trabalhando como músico de estúdio e contratado em várias bandas dos mais diversos estilos, onde desenvolveu ainda mais suas habilidades na guitarra, bateria, baixo e teclado, estes dois últimos instrumentos também tocados por Robson.

Em 2008, já denominados Latromodem o duo voltou a se unir para dar vida suas ideias, tanto aquelas antigas quanto as mais novas, aliadas a tecnologia na produção de bases rítmicas programadas, cuja tecnologia é dominada por André, que casada com a guitarra orgânica deste último e o talento vocal e o potencial lírico de Robson concretizaram um dos melhores projetos musicais da cena dark alternativa nacional em toda sua história. Definir o som da Latromodem é despiciendo, dada a riqueza musical apresentada pelo grupo, com nítidas influências de synthpop oitentista, dream pop, gothic rock, post punk, ambient, downtempo e até mesmo trip hop.

O mais importante é sentir o som propagado pelo grupo, cuja perfeita amostra encontra-se no primeiro e aclamado álbum intitulado “Onze” de 2009, bem como, nos shows, que desde o primeiro conquistou a todos que nele tiveram a chance de presenciar e ouvir. Nas palavras de Robson, “a Latromodem é uma forma consciente de mostrar que e possível se fazer musica de verdade com as ambiguidades do mundo em que insistimos em viver”. Eu diria ainda que o som da Latromodem tem o poder de invadir os cantos mais obscuros e desconhecidos das emoções humanas, cativando o ouvinte desde o primeiro contato, tornando-se um aliado íntimo e onipresente em cada momento da vida que nasce diferente ao dia seguinte a primeira audição atenta que se faça ao som da banda. Abra os olhos e descubra que as portas não significam saídas, mas entradas para novos labirintos.